terça-feira, 31 de agosto de 2010

É amanhã! Mas começa hoje...


Atrações Início da festa às 19h30, do dia 31 de agosto. O término está previsto para 1h00 do dia 1 de setembro. Estão programadas seis shows de artistas corintianos no Vale do Anhangabaú.

São eles:

• Timão Rock - com Ronaldo e Os Impedidos, Badaui e Japinha (da banda CPM 22) e Paulão (Velhas Virgens);

• Rapping Hood e Negra Li (rap e black music);

• Nuwance (pagode);

• Maria Cecília e Rodolfo (sertanejo);

• Bateria integrada das torcidas do Corinthians (samba);

• Exaltasamba (pagode) - com participação de Paula Lima e Ernesto Teixeira no lançamento da música oficial do centenário “Eu sou guerreiro”

O ápice da celebração será um show pirotécnico com 10 minutos de duração que ocorrerá exatamente na virada do dia 31 para o dia 1º (dia do centenário).






segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Ele merecia mais


Já tem algum tempo que terminei de ler a biografia de Zidane. Não escondo de ninguém a minha admiração pelo francês. Com a minha idade, 25 anos, é o maior que vi jogar. Nenhum outro jogador da minha geração possuía a classe de Zizou, ele dava toques de refinamento ao esporte bretão. Era literalmente um chef francês, transformava o bruto em simples, em belo e excepicionalmente delicioso de se ver.

Zizou teve classe até na hora de parar. É claro que não estou falando da cabeçada que desferiu no italiano Materazzi durante a final da Copa de 2006, mesmo que ele tenha merecido. Mas Zidane, diferente do que a maioria costuma fazer, parou no topo, ninguém discutia que ele ainda tinha lenha para queimar, de que ele tinha, e ainda tem, futebol para jogar em alto nível. Mas preferiu parar no auge a se arriscar a decair lenta e vagarosamente. Não queria manchar uma carreira inteira de brilhantismo.

O que Zizou talvez não percebesse, que sabe até por uma questão de humildade, é que ele é o tipo de jogador que poderia fazer o que quiser, sua imagem estaria sempre intacta diante dos torcedores, mesmo que seu futebol decaísse de uma maneira que é impossível de se imaginar. Mas ele não quis assim, e a última imagem que temos desse gênio em campo é sim a dele saindo de campo ao lado do troféu da Copa sem nem olhar para trás, mas é também e principalmente, a imagem do diferenciado, do maestro, que é capaz de cobrar um pênalti de um jeito novo em plena final de Copa, a coragem.

Me lembro que naquela final, eu entre diversos amigos, era o único que estava torcendo para a França, e era assim no Brasil inteiro, 97% do país não suportaria ver Zizou erguendo mais uma taça (mesmo que ele não tenha sido a capitão em 98), quanta amargura. Mais do que a herança italiana que nós brasileiros carregamos, era contra Zidane que gritamos, só porque ele nos destroçou nas duas vezes que nos enfrentou em Copas do mundo.

Naquela final, era o belo de um lado e o futebol burocrático de outro. No futebol nem tudo são flores, que o digam os hungaros e holandeses, que ostentariam um título ao lado de França, Inglaterra e Alemanha. Sim porque a força alemã foi quem derrotou o futebol arte da Hungria em 1954 e da Holanda em 1974. Levou quem não merecia. Esta também é a graça do futebol.

Por tudo isso não tive dúvidas que iria comprar este livro quando o vi na prateleira de uma loja. Mas Zizou merecia mais. Talvez após ter lido a biografia de Garrincha tenha começado a ver esse gênero literário com outros olhos.

O livro de Zidane é pobre, feito por uma apaixonado. Não nos mostra o Zidane humano, quando tenta é muito raso. Só apresenta o Zidane imaculado, o jogador perfeito, o jovem persistente, humilde e de pouca fala. Este todos nós conhecemos, e como disse antes, nada, nem a cabeçada em Materazzi mudará, mas era este Zidane que queriamos ler, claro que sem se esquecer do outro.

Mas o livro segue uma linha muito óbvia, muito reta. A antítese do futebol praticado por Zizou. Mas ele ainda é jovem, o livro foi lançado logo após Zizou ter pendurado as chuteiras, quem sabe aparece alguém capaz de escrever a vida de Zizou da maneira que ele jogava. Porque nem este livro vai mudar minha impressão sobre ele.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Curtas, porém importantes do esporte

Foram sorteados os grupos dos dois mais importantes torneios de futebol entre clubes da Europa.

Atlético de Madrid e Inter de Milão estão na briga pelo bicampeonato da Liga Europa e da Champions respectivamente.

Como de costume em competições desse estilo, tivemos os chamados "grupos da morte" em ambos torneios. Confiram os grupos então:

Liga Europa

Grupo A: Juventus (ITA), Manchester City (ING), Salzburg (AUT), Lech (POL)

Grupo B: Atlético de Madri (ESP), Bayer Leverkussen (ALE), Rosenborg (NOR), Aris (GRE)

Grupo C: Sporting (POR), Lille (FRA), Levski (BUL), Gent (BEL)

Grupo D: Villareal (ESP), Club Brugge (BEL), Dinamo Zagreb (CRO), PAOK (GRE)

Grupo E: AZ Alkmaar (HOL), Dynamo Kyiev (UCR), BATE Borisov(BLR) Sheriff (ROM)

Grupo F: CSKA Moscou (RUS), Palermo (ITA), Sparta Praga (CZE), Lausanne (SUI)

Grupo G: Zenit (RUS), Anderlecht (BEL), AEK Atenas (GRE), Hajduk Split (CRO)

Grupo H: Stuttgart (ALE), Getafe (ESP), Odense Boldklub (DIN), Young Boys (SUI)

Grupo I: PSV Eindhoven (HOL), Sampdoria (ITA), Metalist (UCR), Debrecen (HUN)

Grupo J: Sevilla (ESP), Paris Saint-Germain (FRA), Borussia Dortmund (ALE), Karpaty (UCR)

Grupo K: Liverpool (ING), Steaua Bucareste (ROM), Napoli (ITA), Utrecht (HOL)

Grupo L: Porto (POR), Besiktas (TUR), CSKA Sofia (BUL), Rapid Viena (AUT)

Grupos da morte: principalmente o J, pelo equilíbrio entre três equipes que buscam duas vagas, mas o I também é interessante e não podemos esquecer o A, que conta com dois grandes favoritos ao título, mas que não devem encontrar dificuldades para passar de fase

Champions League

Grupo A - Internazionale (ITA), Werder Bremen (ALE), Tottenham (ING) e Twente (HOL)

Grupo B - Lyon (FRA), Benfica (POR), Schalke 04 (ALE) e Hapoel Tel-Aviv (ISR)

Grupo C - Manchester United (ING), Valencia (ESP), Rangers (ESC) e Bursaspor (TUR)

Grupo D - Barcelona (ESP), Panathinaikos (GRE), Copenhague (DIN) e Rubin Kazan (RUS)

Grupo E - Bayern de Munique (ALE), Roma (ITA), Basel (SUI) e Cluj (ROM)

Grupo F - Chelsea (ING), Olympique de Marselha (FRA), Spartak Moscou (RUS) e Zilina (SVK)

Grupo G - Milan (ITA), Real Madrid (ESP), Ajax (HOL) e Auxerre (FRA)

Grupo H - Arsenal (ING), Shakhtar Donetsk (UCR), Braga (POR) e Partizan (SER)

Grupos da morte: aqui a coisa já ficou um pouco mais feia. Destaque principal para o Grupo G, que sozinho acumula 20 títulos da Champions. Os grupos A e B são bem equilibrados e devem nos brindar com grandes jogos.


Rubinho é 300


Já tem algum tempo que deixei de acompanhar com entusiasmo a F-1. Hoje ela é mais um negócio do que um esporte. Mas não podemos deixar de parabenizar o nosso Rubens Barrichello por alcançar a marca de 300 Gps na carreira.

Rubinho, em sua 18° temporada, é o cara com o maior número de corridas na história da F-1, quem chega mais perto dele é Michael Schumacher, que fará neste fim de semana sua corrida n° 263, mas o alemão dificilmente alcançará a marca do brasileiro, já que é três anos mais velho. O próprio brasileiro diz que esse recorde Schumi não leva, já que ele não parara de corrrer antes dele.

Rubinho é o cara que mais tempo esteve dentro de um cock-pit, disputou nada menos do que 36% de todas corridas de F-1 na história. É claro que antigamente menos Gps eram disputados por ano, mas nada que desmereça seu mérito, fora isso ele é também o 4° maior pontuador da história e o 4° que mais vezes subiu ao pódio, liderou provas por mais de 4.000 Kms.

Parabéns para o Rubinho, que é um cara bacana e bem querido por todos da F-1, algo raro em um esporte que é quase uma fogueira das vaidades, com um ego maior que o outro. Prova disso também é que ele acaba de ser eleito presidente da Associação do Pilotos. Ele merece.


quinta-feira, 26 de agosto de 2010

No Alvo?


Foram necessários 90 anos para que o Brasil voltasse a ter um medalhista olímpico no tiro. Quem fez história foi o garoto Felipe Wu de apenas 17 anos, ele levou a medalha de prata na prova da pistola de ar de 10 metros, nos Jogos Olímpicos da Juventude, disputada em Singapura. Antes dele, as últimas medalhas tinham sido nos Jogos da Antuérpia, de 1920!

Quem recebe a notícia assim, pode achar que o nosso país vem desenvolvendo políticas para incentivar a prática esportiva entre nossos jovens, que estamos pensando no futuro, afinal, Felipe tem apenas 17 anos, imagina ele nos jogos do Rio-2016? Mas imagina se ele desiste do esporte?

Pois é isso que pode acontecer até lá. E imagine quantos jovens talentos perdemos todos os anos por pura falta de apoio, porque a história de Felipe é de garra e vontade, e sua vontade pode mudar logo logo.

Mesmo seu técnico dizendo que ele tem tudo para ter um grande futuro no tiro esportivo, com capacidade até de ser um medalhista olímpico adulto, isso tudo não depende apenas da vontade dele, é preciso apoio, que até agora em sua curta carreira, tem sido miníma. Até os Jogos do Rio, poderemos ver Felipe construindo aviões, é isso mesmo.

Felipe é paulista. O tiro está na sua família, seus pais praticam o esporte, foi assim que ele começou e era assim que estava até pouco tempo atrás. São Paulo não tem um estande de tiro de padrão olímpico, Felipe treinava, e ainda treina, em sua casa, em um estande improvisado com o alvo a 8 metros de distância, dois a menos que o oficial. Como pode a maior cidade do país não ter estrutura de treino para esse esporte, cadê o apoio? O pensamento no futuro?

Ele simplesmente não existe, isso porque o único estande olímpico no Brasil fica no Rio de Janeiro, e só porque tivemos lá o Pan em 2007, senão nem isso. E a sorte é que Felipe é paulista, o Rio está logo ali. Mas ele pouco usa o local.

Na verdade começou a utiliza-lo há apenas 5 meses, quando conseguiu a classificação para os Jogos de Singapura. É isso mesmo, ele conseguiu a classificação para um evento olímpico treinando em casa, após isso é que o COB começou a disponibilizar viagens períodicas ao Rio para o garoto poder treinar.

Mas ele não pode ir todo dia até lá treinar. As viagens ainda atrapalham os seus estudos, ele quer prestar Engenharia Aeronáutica. O vestibular é difícil, é preciso dedicação, por isso ele pode acabar largando o esporte. Em 2016, Felipe pode estar se formando Engenheiro com um belo salário.

Culpa dele? Claro que não. Como competir assim?

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Mais uma da série: "A que ponto chegamos"


Aqui em Pernambuco tem candidato a governador prometendo reformar o estádio do Santa Cruz. Quanta apelação... mas vocês aí em São Paulo ganham de lavada.


terça-feira, 24 de agosto de 2010

Homicida

Para quem não conhece, apresento agora o Emicida.

Não é de hoje que o muleque tem um nome aqui em SP. O primeiro é um som muito bom dele, o segundo é ele literalmente esmagando um MC carioca em uma batalha.

Essas batalhas são muito comuns no Rio e em São Paulo. Mcs se reunem para uma disputa de improviso, quem decide o vencedor é a plateia. Como em tudo, sempre houve uma rivalidade grande entre Rio-SP, mas o público soube quem era o vencedor.

Isso é cultura de rua brasileira. Como um repente nordestino. E quem levaria a melhor em uma batalha?? Vai saber. Isso é Brasil.




História boa e real



Depois de algum tempo só escrevendo sobre futebol, eis que surge uma motivação para que eu fale da sétima arte novamente. O filme já não está no cinema, aliás, nunca esteve, pelo menos aqui no Recife. O Grande Desafio (The Great Debaters), dirigido e estrelado por Denzel Washington e produzido, entre outros, por Ophra Winfrey, é uma ótima história.

Para começar é uma história real, o que na minha opinião, ajuda muito um filme a ser bom. O roteirista e o diretor tem a missão de reduzir todos os detalhes ao tamanho de um longa-metragem, mas quando é tudo verdade é mais fácil o espectador se envolver. Denzel e Robert Eisele, o cara do roteiro, conseguiram relatar "O Grande Desafio" muito bem.

O filme conta a história de um grupo de alunos da Wiley College, uma instituição de ensino voltada exclusivamente para negros, que liderados pelo professor Melvin Tolson, forma uma equipe de debates praticamente invencível na década de 1920. A maior parte do filme se passa no Texas, onde o preconceito racial era extremamente forte e, a princípio, a equipe só podia debater contra alunos também negros.

Além dos temas dos debates, que são muito bons e provocam discussões e diálogos muito elaborados, o filme também aborda a questão do início do movimento sindical nos porões das fazendas do Texas, e a violência do preconceito racial, que na época, fazia com que negros fossem assassinados por serem negros.

É um filme muito inteligente. Indico a todos que gostam de uma boa história real.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Convocação?


Mano Menezes continua inovando como técnico da seleção brasileira. Após a sua primeira convocação para o amistoso realizado contra os E.U.A, em que chamou os tão aclamdos Neymar e Ganso, além de outros jovens e apenas quatro jogadores que estiveram na Copa, Mano fez hoje sua segunda convocação.

E mais curiosa do que esta eu nunca vi. Mano chamou 22 jogadores que atuam na Europa para um período de 6 dias de treinamento, é isso mesmo, apenas para treinamento, nenhum jogo será realizado. O treinador disse que não conseguiram encontrar uma seleção de grande nível para marcar um amistoso, então preferiu ficar apenas nos treinamentos ao invés de jogar com seleções muito mais fracas tecnicamente. Mas essa decisão levanta algumas questões.

Há certamente um lado positivo e um lado negativo em relação a essa novidade. Devemos pensar qual conta mais.

Será que Mano está peitando Ricardo Teixeira contra os seus famosos jogos caça-níqueis, tal como a partida contra o Omã? Será ele capaz de mudar a mente do todo poderoso dirigente? Essa é talvez a principal questão que veio em minha mente, mas não a única.

Uma semana de treinamento pode dizer muito sobre um atleta, ainda mais para um técnico observador como é o nosso. Um rachão 11 contra 11 de atletas brasileiros de alto nível pode ajudar o treinador mais do que 90 minutos contra a Tanzânia, e disso eu não duvido.

Mas seleção não é algo permanente, a não ser que Mano já tenha em mente os seus "homens de confiança", ou aqueles que já acredita serem o futuro de nossa seleção. Apesar dessa convocação dar pistas sobre isso, já que ele chamou muitos que também estavam na primeira lista, acho uma hipótese meio absurda essa com tão pouco tempo de cargo.

Outra questão é como os jogadores se apresentarão sabendo que não haverá um jogo sequer para eles mostrarem serviço, com que motivação eles estarão nessa seleção? E os seus clubes? Se o cara se machucar em um treinamento que não servia para nada? São assuntos delicados.

Com que sentimento jovens como Phillipe Coutinho e Fernandinho, chamados pela primeira vez, irão para os treinos? Eu não sei, e mesmo não achando essa uma ideia tão absurda, também não acho a coisa mais sensata a ser feita, agora o que eu não sei mesmo é como o Brasil não consegue achar seleção forte par um amistoso?!?! É data Fifa, a Argentina, por exemplo, irá enfrentar a Fúria espanhola e o Brasil nem um México, uma Turquia da vida? É um pouco estranho.

Com vocês então, os 22 "sortudos":

Goleiros: Gomes (Tottenham) e Diego Alves (Almería).

Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Rafael (Manchester United), André Santos (Fenerbahçe) e Marcelo (Real Madrid).

Zagueiros: Alex (Chelsea), David Luiz (Benfica), Henrique (Racing Santander) e Thiago Silva (Milan).

Volantes e meias: Carlos Eduardo (Hoffenheim), Douglas Costa (Shakhtar), Fernandinho (Shakhtar), Hernanes (Lazio), Lucas (Liverpool), Philippe Coutinho (Inter de Milão), Ramires (Chelsea) e Sandro (Tottenham).

Atacantes: Alexandre Pato (Milan), André (Dínamo de Kiev), Hulk (Porto) e Robinho (Manchester City).

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

De novo!

Não quero parecer repetitivo, mas realmente o Comédia MTV vem se mostrando o melhor programa de humor da TV brasileira, sem apelação à mulheres semi-nuas e essas coisas, eles conseguem nos fazer rir com temas atuais e muita criatividade, por isso deixo aqui mais um vídeo do programa que me fez rachar de rir, espero que gostem:



Quem não riu levanta a mão. Humor simples e bem feito.

Que belas camisas

O blog Bola nas Costas fez uma eleição bem legal. Escolheu as camisas mais estranhas já usadas por um clube de futebol. Primeiro as dez mais dos gringos, depois as do Brasil. Dê uma olhada você também:






Alguém lembra de alguma outra? Já vi outras mais feias, mas não consigo me lembrar agora, mas foram boas as escolhas.

Eu só não concordo com a escolha da camisa do Bragantino, ela é clássica, sempre vou me lembrar do Braga com ela.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Parabéns Sportv


Critiquei a Globo por não passar o jogo do Brasil, mas agora está na hora de parabenizar o Sportv, um canal Globosat, pela série que está fazendo. Ainda mais porque iniciou com uma reportagem sobre o meu querido Santinha.

domingo, 15 de agosto de 2010

A que ponto chegamos

Mais uma da série "Propagandas que não gostariamos de ver por ai" e "O que os políticos são capazes de fazer pelo seu voto".



Alguém quer falar alguma coisa?

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

WR strikes again



Porque o futebol brasileiro não consegue manter seus craques no país, pelo menos até serem campeões e fazerem história? Pergunta bem difícil de ser respondida, mas a principal culpa pela debandada dos nossos talentos são os "empresários", que segundo o dicionário "É toda pessoa jurídica, nacional ou estrangeira, que desenvolve atividades de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços. "

O grande problema é que os mercenários do futebol brasileiro insistem em fazer dinheiro fácil com os nossos jogadores, vendendo-os como produtos para o mercado estrangeiro, sem se importar com o humano. A motivação do meu post é o senhor Wágner Ribeiro. Não satisfeito com a confusão que fez na transferência de Robinho, em 2006, o cara está querendo agora faturar alto com o menino Neymar. Engraçado como os clubes ainda deixam este personagem circular em seus corredores não?

Por orientação de seu empresário o então menino Robinho não se apresentou ao Santos após a Copa da Confederações e forçou uma saída para o Real Madrid. O então presidente do time da baixada, Marcelo Teixeira, bateu o pé e entrou na justiça obrigando o jogador a voltar a treinar e jogar pelo peixe até que fosse concluída sua transferência, com o pagamento da multa rescisória de R$ 60 milhões. Acuado, Robinho voltou e ainda jogou algumas partidas pelo time da vila, para depois ir jogar na espanha.

A novela se repete agora. O mesmo senhor está forçando a saída de Neymar para o Chelsea. O time inglês, assim como o Real em 2006, não está disposto a pagar a multa a princípio. O jogador e sua família foram seduzidos pelos $$$ e pela vida na europa, já que seu empresário armou uma reunião entre empresários e o pai de Neymar (segundo a Folha de São Paulo).

O que vai acontecer em termos financeiros só saberemos nos próximos dias, mas o que pode acontecer com Neymar e com o futebol brasileiro... podemos até prever.

Antes de Robinho, Wágner Ribeiro era empresário de Kaká, que foi vendido por míseros 8 milhões de reais para o Milan. Ao contrário do rei das pedaladas, Kaká era um sujeito mais independente, até porque tinha uma melhor formação. Largou Ribeito a ver navios e colocou o São Paulo na jogada, que negociou diretamente com o clube italiano. Kaká deu certo por lá, mas temos exemplos mau sucedidos.

O post já está ficando grande, mas volto ainda mais no tempo para lembrar do atacante França, outro empresariado por Ribeiro, que poderia ter sido um grande centro-avante do futebol mundial, mas como tinha um grande agente acabou sendo um grande centro-avante do futebol Japonês. Mais recente é o caso do Lulinha, tratado como estrela na base do Corinthians e que foi queimado pela ganância de seu empresário, ele mesmo, Wágner Ribeiro. O meia, tido como craque por alguns, está esquecido no Olhaense (isso mesmo) de Portugal.

Robinho e Kaka não são mais jogadores de Ribeiro. Um foi melhor do mundo e o outro parece que começa a dar a volta por cima na carreira tão prejudicada por um senhor que nunca jogou bola, mas tem dinheiro para comprar uns 10 estádios.

Abre o olho Neymar!

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Parabéns Mano




Primeiro gostaria de desejar um feliz aniversário atrasadamente (existe?) para o nosso querido cabeção!


(escrevi esse post antes de procurar os melhores momentos no youtube e chegando lá descobri que havia uma narração de Galvão Bueno. Por isso, preciso da colaboração da galera do sudeste. O jogo passou aí?)

Quem viu o jogo da seleção brasileira do Mano? Aqui em Recife pouquíssimas pessoas viram. Isso porque além do jogo não ter sido transmitido pela TV Globo, a maior parte dos bares estavam passando os jogos da série B, que envolviam Sport e Náutico. Infelizmente perderam o melhor jogo da seleção em 2010. Foi um chocolate. Aquela história que "o placar não refletiu o que se passou em campo" aconteceu ontem. Era para ter sido uns 5, no mínimo.

Parabéns Mano! Da convocação até o apito final de ontem ele foi perfeito como técnico da seleção. Mesmo enfrentando o time dos EUA que jogou a copa, ele foi ousado na escalação e mandou a seleção para o ataque. Até acho que Marcelo deveria ser o titular na vaga de André Santos, mas aquele cruzamento para o gol de Neymar foi de jogador de seleção. Por falar em Neymar... o cara parece que guardou as suas armas para o jogo da seleção. Não jogou quase nada contra o Vitória nas finais da Copa do Brasil (O Santos é o novo campeão!!!) e ontem arrebentou.

Pato fez golaço. Ganso fez o que sabe e até os zagueiros me fizeram esquecer Lúcio e Juan. Sei que é cedo para prever o que vai acontecer com essa seleção, mas quem viu o jogo ontem passou a acreditar que essa pode ser a geração de ouro em Londres 2012.

O maior destaque do jogo porém, foi a Globo. Ela conseguiu. A única emissora que tem os direitos dos amistosos da seleção resolveu que só passaria o primeiro jogo da era Mano na TV fechada. Um absurdo sem tamanho, que não pode ser explicado. Os patrocinadores da seleção já ganharam o suficiente em 2010? O que aconteceu? Ninguém explicou e nem vai. Dunga não dava privilégios ao plim-plim, que por sua vez não privilegia a seleção brasileira. Tinha muita gente querendo ver novela...




segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Parabéns!

Êeeeeeeeee............

Hoje é meu aniversário, então pensei em postar algo bem legal para vocês.

A primeira coisa que pensei foi no show "Z.É - Zenas Emprovisadas" que fui na semana passada. O espetáculo de Marcelo Adnet, Fernando Caruso e Cia. é realmente muito engraçado, mas infelizmente não achei um vídeo da data em que fui assistir. Prometo que mostrarei um pouco deles logo logo.

Mas hoje será outra coisa, também com participação de Adnet, mas foi uma coisa que assisti no comédia MTV, uma paródia muito legal de umas bandinhas que agora estão fazendo sucesso por ai. Este é um programa de humor de verdade, sem forçar a barra como é normal hoje, quem não conhece, deveria.

Espero que vocês se divirtam com esse vídeozinho.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Valendo alguma coisa


Menosprezada nas edições anteriores, principalmente pelos clubes brasileiros, começa nesta semana a Copa Sulamericana 2010. E agora não há motivos para que os times não deem sua devida atenção a esta competição. Ela valerá vaga na Taça Libertadores do ano que vem.

Quero ver agora quem irá considerar o torneio como um peso no calendário, quem irá usar os famosos times mixtos na competição. Aposto que em pouco tempo a Sulamericana será mais uma competição em que os clubes lutarão para ter o troféu em sua galeria e os torcedores se sentirão orgulhosos ao poder dizer que já a conquistaram.

Não é para menos também, pois se trata de uma competição internacional onde se enfrenta grandes clubes. Porque renegá-la é o que eu nunca entendi. Esperto foram os gaúchos do Inter, os únicos brasileiros campeões deste torneio, eles deram atenção a competição para poder dizer que são os únicos no Brasil a serem "campeões de tudo".

É claro que a Libertadores continuará a ser o principal objetivo dos grandes times, mas a Sulamericana não será nenhuma vergonha. É o mesmo que acontece na Europa com a Champions e a Europa Liga. Os times que disputam a Europa Liga querem vencer, principalmente aqueles que sabem que teriam poucas chances na Champions, vide os últimos campeões, os espanhóis Sevilla e Atlético de Madri e o ucrâniano Shaktar.

A Sulamericana não seria uma grande conquista para agremiações como o Vitória, Sport, Avaí etc? E até mesmo para os grandes (não que estes não sejam, assim como o Atlético de Madri é)?

E quem sabe sobre o futuro? No começo a Libertadores também era vista com olhos estranhos pelos times. O Santos aproveitou e hoje pode dizer que é bi-campeão da América.

Como nos outros anos, a Sulamericana começa com um confronto mata-mata entre brasileiros, entre os quais Grêmio Prudente x Atlético-MG, outros dois clubes que se beneficiariam muito com essa conquista, mas no plantel mineiro há uma curiosidade.

Na numeração enviada à Conmebol o goleiro Fábio Costa aparece com a camisa 13, seus reservas, Aranha e Renan usarão a 20 e 24 respectivamente, então cadê a camisa 1? Sumiu? Não. Ficou com o meia Diego Souza. É isso mesmo.

Só vi algo parecido (na verdade ainda não era nascido, mas sei da história) na Copa de 1978, quando a Argentina usou o critério alfabético para a numeração, seu goleiro por exemplo usou a 5. Mas que motivo tem o Galo para isso? Só pode ser esperança demais no meia Diego Souza. Talvez eles achem que ele é o melhor jogador do elenco, a maior contratação.

Ou será mais um mistério de Mr. Luxa?

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Mea-Culpa

Sim eu pequei. Confesso que sou culpado. Culpado por estar ausente deste blog por cerca de um mês, tive minhas razões, mas não sei se elas são suficientes para tamanha ausência, ainda mais levando em conta que tivemos uma final de Copa do Mundo neste período, coisa que só acontece de 4 em 4 anos. É uma falta grande não só para o blog, mas para mim como jornalista principalmente.

O principal motivo para tanto tempo ausente foi que ganhei férias, tanto na faculdade como no trabalho. Adoro escrever, adoro ler, adoro o trabalho que escolhi para mim, mas o ócio é algo que me cativa, adoro ficar sem fazer nada, ainda mais quando sei que mereci por isso, após longa jornada de trabalho e estudos. O ócio é como um vício, quanto mais ocioso você ficar, mais letárgico vai estar, e foi mais ou menos o que ocorreu comigo, me deixei contagiar pelo prazer de não fazer nada e acordar tarde.

Depois me contagiei por Recife, terra de muitos leitores deste blog, minha terra também. Ah, Recife. Ó linda, Maracaípe e Porto de Galinhas. Soneto da Saudade. Quando lá estou tenho a certeza de que em São Paulo nasci por acidente, assim como meus sobrinhos, mas o acidente deles foi logo consertado, o meu não. Recife é a terra de meu pai, de quatro dos meus irmãos, de uma penca de familiares. Quando estou lá, estou em transe.

E foi de lá que assisti em um belo churrasco em família a vitória espanhola sobre a Holanda. Uma nova campeã mundial. Apenas o oitavo país a consiguir tal honra. Klose não passou Ronaldo. Queria muito escrever, Recife não me permitia.

De volta a Sampa, uma semana de saudades antes de começar a rotina de trabalho e estudos novamente. E cá estou escrevendo, porque quando você começa a se movimentar é que pega o embalo para fazer as coisas. Prometo não mais abandonar este blog. Ou pelo menos avisar antecipadamente se por ventura Recife me enebriar novamente.

Então vamos ao primeiro post pós-férias.

O New York Cosmos está de volta. Sim o clube que Pelé encerrou a carreira e que teve em seu plantel na década de 1970 outros craques do escalão de Carlos Alberto Torres e Beckenbauer renasce.


Renasce agora focado nos jovens e na descoberta de novos jogadores. O Rei do futebol é o presidente de honra. É mais uma tentativa de fazer com que a cultura do soccer aumente na terra do Tio Sam após uma boa Copa do Mundo na África.

Mas o "primeiro" Cosmos tinha surgido também com esse objetivo. E contava com Pelé jogando. A liga americana tem buscado há algum tempo medalhões como Beckham e mais recentemente Henry para atrair público. De fato o futebol cresceu por lá, mas tenho minhas dúvidas se estes fatores foram decisivos para isso, tenha visto o próprio fechamento do Cosmos.

A paixão pelo futebol é inerente a existência de craques. Quem gosta de futebol vibra até na várzea. É isso que os americanos precisam descobrir. E talvez até tenham começado a perceber, graças a um jogador que não é nenhum craque, apesar de estar acima da média yankee. Donavan e seu gol aos 47 do segundo tempo que classificou sua seleção para as oitavas de uma Copa.

Como já disse, aquela é a essência do futebol.